Coari reduz em 43% o número de homicídios com investimentos em segurança

Ronda Municipal. Foto: Prefeitura de Coari

Coari/Am- Um balanço realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Coari, apontou uma redução de 43% no número de homicídios no primeiro semestre de 2019 em comparação com o mesmo período no ano passado. Além da diminuição significativa no índice de mortes violentas o levantamento apontou ainda uma queda de 65,4% do número de roubos e furtos no município. 

De acordo com o titular da pasta, o secretário William de Souza, essas reduções ocorreram após a implantação do programa Ronda Municipal que é uma referência de política pública de segurança para o interior do Amazonas. “Coari é o único município onde existe um projeto dessa natureza sendo executado”’ explicou o secretário.

Além das rondas ostensivas realizadas pela guarda municipal, Coari, é o único município a ter um Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), com mais de 250 câmeras espalhadas por toda a cidade. “Estamos com toda a cidade mapeada, investindo em inteligência e com operações constantes de repressão a furtos e tráfico de drogas. Lançamos também o Programa “Praça Segura”,  que vem sendo bastante elogiado por permitir que tanto praças, quanto seu entorno, voltem a ser ambientes seguros para as famílias”, finalizou William. 

Além do monitoramento a Prefeitura tem viabilizado diversas blitzes por meio do Departamento de Trânsito de Coari (Detrac), o que possibilitou nestes últimos meses a recuperação de 21 motocicletas  roubadas. Uma evolução de 113% em comparação com o mesmo período do ano passado. Com a atuação do Detrac e melhorias tanto no asfaltamento das ruas quanto na sinalização, também foi constatada uma redução de acidentes no trânsito, atingindo a marca de 35% só nesse primeiro semestre. “Temos realizado mais de 80 operações de trânsito por toda a cidade alcançando mais de 12 mil pessoas”, disse o secretário.

As ações de segurança no município também estão integradas e atuam em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil.

Anúncios