Luiz Castro assumirá SEDUC no Governo Wilson Lima

O governador eleito, Wilson Lima, anunciou, nesta segunda-feira (10), que Luiz Castro será o secretário Educação no seu Governo. Deputado estadual por cinco mandatos, Castro foi candidato ao Senado na coligação “Transformação por um Novo Amazonas”, ao lado de Lima e Carlos Almeida Filho, vice-governador eleito.
Como prefeito de Envira, município da calha do Juruá, Luiz Castro comandou projetos na área de Educação, como o Projeto Florescer, que promoveu atividades de complementação e reforço escolar, além da prática de esporte e lazer. Nas época, os estudantes receberam assistência médica, nutricional, e as famílias passaram a acompanhar o desempenho dos seus filhos, o que ajudou a reduzir a evasão escolar. Além disso, ampliou a rede escolar rural, com escolas em todas as microrregiões do município e propiciou a capacitação de professores e outros programas de suporte. À época, uma equipe do Governo Federal, foi a Envira conhecer o projeto e constatou a eficácia das ações, que foram levadas como modelo para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), esteve ao lado dos servidores públicos e profissionais da educação pública estadual em defesa de melhores salários. Em 2018, foi o autor da Emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2019, que assegura recursos para o pagamento dos servidores da Educação e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Além disso, a Emenda do deputado também garante a elaboração de um estudo de reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do magistério.

Luiz Castro também foi o autor da Emenda 83/2014 na LDO/2019 que prevê a inclusão de psicólogos e assistentes sociais nas equipes pedagógicas da rede pública estadual e reserva recursos para a contratação desses profissionais.

Perfil
Luiz Castro Andrade Neto, 60 anos, nasceu na cidade de São Paulo (SP). Mudou-se para o Amazonas em 1977, aos 18 anos, e foi morar no município de Envira, na calha do rio Juruá. É casado com a profissional de Relações Públicas, Ana Leonarda Thomas Castro de Andrade, de Eirunepé, e pai de quatro filhos. Foi agricultor em Envira, atuou como conselheiro comunitário na Igreja Católica e lecionou na Escola Presidente Castelo Branco.
Professor, agricultor, advogado formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luiz Castro é deputado estadual no quinto mandato, de atuação coerente e independente, com firme posição no combate à corrupção. É autor de 60 leis estaduais, frutos de reivindicações dos segmentos sociais, que beneficiam a população amazonense. Foi prefeito de Envira por dois mandatos. Presidiu a Associação Amazonense de Municípios (AAM).

Foi presidente do Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (Icoti) e exerceu o cargo de titular da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), no período de 2003/2004. Como deputado estadual, atualmente é presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama), Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo no Amazonas (Frencoop), Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes (Frenpac), Comissão Especial de Políticas Públicas de Acessibilidade (Cepa), Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/AIDS e Tuberculose (Frendhat).

Anúncios